sábado, 24 de novembro de 2012

PLANO DE AULA SOBRE APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS


PLANO DE AULA

I – IDENTIFICAÇÃO

DISCIPLINA: Projeto Arquitetônico I
AULA 01: Aprendizagem por meio de Jogos
C.H.: 60h
CURSO: Arquitetura e Urbanismo

CH TEÓRICA: 30h
Semestre / Ano: 2012.1
CH PRÁTICA: 30h
PROFESSOR:  Carloney Alves de Oliveira




II – EMENTA

Concepção de projeto arquitetônico residencial de edificações de pequeno e médio porte, compreendendo partido arquitetônico, estudo preliminar, anteprojeto, estudo de interior e tratamento paisagístico. Ênfase na resolução integrada dos aspectos estéticos, simbólicos, construtivos, ambientais e funcionais e no aspecto conceitual do projeto. Leitura e interpretação de projetos residenciais através da percepção do espaço construído e sua relação com o entorno. Discussão da relação forma-espaço com produção dos primeiros ensaios propositivos. Aplicação da legislação do código de edificações e da acessibilidade universal ao meio físico.

III - OBJETIVO DA DISCIPLINA

Objetivo geral 
Utilizar o jogo The Sims como interface lúdica como apoio, na elaboração e execução de projeto arquitetônico; incluindo a construção, a decoração, o design e o paisagismo na construção civil.

Objetivos específicos
Criar um projeto, planejar todas as etapas da obra, construir , ampliação ou reforma uma residência, decorar  e ambientar com paisagismo.  Formular uma planilha com orçamento e elaborar relatório semanal.


IV -CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

I UNIDADE
Construção, decoração e design
II UNIDADE
Paisagismo  com toda a tecnologia tridimensional do jogo The Sims. 

V - METODOLOGIA DE ENSINO

                O curso terá a duração de quatro semanas. O nosso encontro será todas as sextas-feiras das 14 às 17 horas.  E será dividido assim:
                Trinta minutos para a elaboração do projeto; contemplar: planejamento de cada estágio e orçamento disponível. 1 hora e trinta minutos para jogar e trinta minutos para elaboração do relatório do projeto. Os trinta minutos finais serão para fazer um relatório com as observações no projeto da equipe do outro grupo que em instantes explico eu melhorei melhor.
                A postagem dos relatórios será dentro do AVA e pode ser feito em outro momento, dentro do prazo de 78 horas.
                Mas, durante a semana haverá atividades que deverão ser feitas dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem o AVA; como a postagem dos relatórios na barra tarefas, as observações do grupo no trabalho dos colegas e os estágios alcançados de cada planejamento dentro do fórum. O chat estará disponível nas quartas e quintas no turno da noite entre 20 e 22 horas. Neste momento as principais dúvidas quanto às regras do jogo e etapas da construção e reforma serão solucionadas. 
                Este AVA vocês conhecerão daqui a pouco no final das explicações e após a visualização do jogo The Sims.
                Cada grupo fará um relatório, no final de cada estágio sobre as etapas do projeto, no qual estarão relatados os desafios e as soluções encontradas pela equipe. 
                Ao final de cada etapa dos nossos encontros semanais haverá um sorteio, no qual um grupo analisará o trabalho da outra equipe, produzirá um relatório que aponte soluções para os problemas encontrados.
                Terá a maior nota o grupo que conseguir concluir todas as etapas do projeto e que resolveu os problemas com mais agilidade, dentro do prazo estabelecido, e que seguiu as regras do jogo.
                Todas as observações e dúvidas poderão ser feitas no AVA, no qual há um glossário com os principais termos usados no jogo e também um tutorial explicando as regras e as etapas do jogo e do curso.

Etapas: A turma será dividida em seis grupos de cinco membros, sendo que cada equipe deve contemplar um profissional por linha de pesquisa ou área de atuação. Cada equipe ficará responsável por um projeto com estilo específico de construção ou reforma.

Todos os projetos devem contemplar os objetivos específicos do curso e as regras do jogo. Que serão repassadas na apostila do curso que também está disponível no formato PDF dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

VI - METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Será processual  durante todo o curso.
Planejamento, projeto e orçamento – 0 a 20
Etapas da obra – 0 a 20
Regras do jogo – 0 a 20
Participação no AVA – 0 a 20
Relatório – 0 a 20
totalizando 100 pontos.

Cada grupo fará um relatório, no final de cada estágio sobre as etapas do projeto, no qual estarão relatados os desafios e as soluções encontradas pela equipe.  Ao final de cada etapa dos nossos encontros semanais haverá um sorteio, no qual um grupo analisará o trabalho da outra equipe, produzirá um relatório que aponte soluções para os problemas encontrados.
Terá a maior nota o grupo que conseguir concluir todas as etapas do projeto e que resolveu os problemas com mais agilidade, dentro do prazo estabelecido, e que seguiu as regras do jogo. 

Todas as observações e dúvidas poderão ser feitas no AVA, no qual há um glossário com os principais termos usados no jogo e também um tutorial explicando as regras e as etapas do jogo e do curso.

VII – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Período: O curso terá a duração de quatro semanas. O nosso encontro será todas as sextas-feiras das 14 às 17 horas.  E será dividido assim: Trinta minutos para a elaboração do projeto; contemplar: planejamento de cada estágio e orçamento disponível. 1 hora e trinta minutos para jogar e trinta minutos para elaboração do relatório do projeto. Os trinta minutos finais serão para fazer um relatório com as observações no projeto da equipe do outro grupo que em instantes explico eu melhorei melhor.

A postagem dos relatórios será dentro do AVA e pode ser feito em outro momento, dentro do prazo de 78 horas. Mas, durante a semana haverá atividades que deverão ser feitas dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem o AVA; como a postagem dos relatórios na barra tarefas, as observações do grupo no trabalho dos colegas e os estágios alcançados de cada planejamento dentro do fórum. O chat estará disponível nas quartas e quintas no turno da noite entre 20 e 22 horas.

Neste momento as principais dúvidas quanto às regras do jogo e etapas da construção e reforma serão solucionadas.   O AVA vocês conhecerão daqui a pouco no final das explicações e após a visualização do jogo The Sims. 
                Criar um avatar, comprar um imóvel que pode ser um terreno ou uma casa, adequá-la ao estilo do seu projeto, procurar um emprego, desenvolver as habilidades continuamente para conseguir bônus no trabalho e promoção; ter cuidados pessoais com a higiene, alimentação, lazer, social e qualidade de vida e participar de competições para ganhar bônus extra e melhorar o social.

                Cada equipe para se manter no jogo e avançar nas etapas do curso deve seguir as seguintes regras:

•             Criar um ambiente para seu avatar viver;
•             Desenvolver a habilidade de culinária para alimentar adequadamente seu avatar;
•             Pagar as contas que são cobradas semanalmente e ficam disponíveis na caixa de correio do lote;
•             Quando necessário usar os serviços como os de: jornal, bombeiro, limpeza, internet;
•             Frequentar a biblioteca para melhorar as habilidades com leitura;
•             Praticar pintura, jardinagem, pescaria, corrida, natação;
•             Descansar e cuidar do social, observando as necessidades do momento.
                Ao mesmo tempo em que o jogador desenvolve as aptidões do seu avatar, deve seguir cada etapa do curso que é:
                Construção, ampliação, reforma com decoração interna e externa, jardinagem e paisagismo.
                A escolha deve ser entre os estilos: Clássico, contemporâneo – minimalista, casa de campo, oriental, casa de praia e neoclássico.
                O projeto deve contemplar no mínimo: dormitório com suíte, sala de estar, cozinha, área de lazer externa, jardim, porão ou sótão, garagem.


VIII - REFERÊNCIAS
CHING, F. Arquitectura: forma, espacio y orden. 001. Gustavo Gilli, 1997.

COSTA, Lúcio. Arquitetura. 1. ed. São Paulo: Bloch, 1980. 64 p.

LEMOS, Carlos, A. C. O que é arquitetura. São Paulo: Brasiliense, 2007 (Coleção primeiros passos; 16). 

NBR 6492: 1994. Representação de projetos de arquitetura. ABNT

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