UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS
ARAPIRACA
MATEMÁTICA
LICENCIATURA
PLANO
DE AULA
TEMA: Aprendizagem baseada em Problemas
OBJETIVOS:
Investigar sobre a resolução
de problemas, como metodologia, e qual a sua contribuição na aprendizagem
matemática dos futuros professores;
Compreender
o problema (conhecimento da incógnita, conhecimento dos dados, conhecimento das
condições impostas) – essas heurísticas permitem que o(a) aluno(a)
certifique-se que considerou os aspectos relevantes do problema;
Analisar as dificuldades dos
alunos em compreender e aplicar as operações aritméticas em situações-problema
com o uso de algoritmo.
METODOLOGIA:
·
1º momento: Cada aluno deve produzir uma situação-problema que envolva os
conteúdos já trabalhados em aula e as informações que vem obtendo da televisão
ou do rádio sobre a Copa de Mundo que acontecerá em 2014. Além de produzir o
enunciado do problema, os alunos terão que resolvê-los e entregá-los por
escrito. Após todas as situações-problema serem corrigidas e analisadas
juntamente com seus autores, estas serão colocadas nas páginas do Facebook da
turma de Estágio Supervisionado III;
·
2º momento: Cada aluno terá a oportunidade de ler e verificar as
situações-problema postadas no Facebook, e fazer comentários sobre as mesmas,
buscando formular estratégias de resoluções para cada problema proposto.
·
3º momento: Ao final da atividade,
cada autor da situação-problema apresentará as sugestões de estratégias de
resolução postadas pelos colegas da turma, verificando se as soluções propostas
contemplam as 5 etapas que a aprendizagem baseada em problemas propõe:
observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipóteses de soluções e
aplicação á realidade (prática).
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados quanto à participação
na atividade proposta na sala de aula e suas interações no Facebook a partir
das postagens e sugestões das situações-problema através da sistematização e
organização das estratégias de resolução de problema, implicando na
participação contínua do aluno em todos os espaços de aprendizagem.
REFERÊNCIA:
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada
em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? UEL: Londrina,
1998.
BRANCA, N. A resolução de problemas como meta, processo e
habilidade básica. In: A resolução de problemas na matemática escolar.
São Paulo: Atual, 1997.
POLVA, George A. A arte de resolver problemas. Heitor
Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciências, 1978.
SMOLE, Kática Stocco; DINIZ,
Maria Ignez (org.). Ler, escrever e
resolver problemas: habilidade básicas para aprender Matemática. Porto
Alegre: Artmed Editora, 2001.
Massa fera este blog...
ResponderExcluirgostei deste blog.uma duvida no nome esta nas referencias é George Polya ou George Polva
ResponderExcluir