domingo, 25 de novembro de 2012

PLANO DE AULA: Aprendizagem baseada em Problemas


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS ARAPIRACA
MATEMÁTICA LICENCIATURA


PLANO DE AULA


TEMA: Aprendizagem baseada em Problemas


OBJETIVOS:

Investigar sobre a resolução de problemas, como metodologia, e qual a sua contribuição na aprendizagem matemática dos futuros professores;

Compreender o problema (conhecimento da incógnita, conhecimento dos dados, conhecimento das condições impostas) – essas heurísticas permitem que o(a) aluno(a) certifique-se que considerou os aspectos relevantes do problema;

Analisar as dificuldades dos alunos em compreender e aplicar as operações aritméticas em situações-problema com o uso de algoritmo.

METODOLOGIA:

·         1º momento: Cada aluno deve produzir uma situação-problema que envolva os conteúdos já trabalhados em aula e as informações que vem obtendo da televisão ou do rádio sobre a Copa de Mundo que acontecerá em 2014. Além de produzir o enunciado do problema, os alunos terão que resolvê-los e entregá-los por escrito. Após todas as situações-problema serem corrigidas e analisadas juntamente com seus autores, estas serão colocadas nas páginas do Facebook da turma de Estágio Supervisionado III;

·         2º momento: Cada aluno terá a oportunidade de ler e verificar as situações-problema postadas no Facebook, e fazer comentários sobre as mesmas, buscando formular estratégias de resoluções para cada problema proposto.

·         3º momento: Ao final da atividade, cada autor da situação-problema apresentará as sugestões de estratégias de resolução postadas pelos colegas da turma, verificando se as soluções propostas contemplam as 5 etapas que a aprendizagem baseada em problemas propõe: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipóteses de soluções e aplicação á realidade (prática).

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados quanto à participação na atividade proposta na sala de aula e suas interações no Facebook a partir das postagens e sugestões das situações-problema através da sistematização e organização das estratégias de resolução de problema, implicando na participação contínua do aluno em todos os espaços de aprendizagem.

REFERÊNCIA:

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? UEL: Londrina, 1998.

BRANCA, N. A resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In: A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.

POLVA, George A. A arte de resolver problemas. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciências, 1978.

SMOLE, Kática Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidade básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

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