UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS
ARAPIRACA
MATEMÁTICA
LICENCIATURA
PLANO
DE AULA
TEMA: Aprendizagem com Projetos/Webquest
OBJETIVOS:
Proporcionar uma reflexão como o uso da Webquest
pode ser utilizado na aprendizagem de Matemática e, sobretudo, relatar a sua importância
na formação do professor;
Refletir sobre as diferentes possibilidades de
aplicação de uma Webquest no ensino da Matemática;
Elaborar Webquest sobre
um conteúdo de Matemática escolhido por cada aluno da turma;
Incentivar
professores de Matemática a interagir com a Webquest e buscar nestas, novas
formas de ensinar e aprender.
METODOLOGIA:
·
1º momento: Cada aluno deve produzir uma Webquest que envolva um conteúdo de
Matemática já trabalhado em aula, a partir das Tendências em Educação
Matemática como Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Tecnologias,
História da Matemática, Etnomatemática e Jogos Matemáticos. Além de produzir a
Webquest, os alunos terão que apresentar a sua proposta e promover uma
discussão sobre a mesma;
·
2º momento: Cada aluno terá a oportunidade de ler, entender e verificar a
Webquest dos alunos da turma, e fazer comentários sobre as mesmas, avaliando os
parâmetros de criação, desenvolvimento e execução da Webquest proposta.
· 3º momento: Ao final da atividade,
cada autor da Webquest fará apresentação da mesma, verificando se os
comentários propostos contemplam e permitem
que tais espaços possam criar ambientes de ensino e aprendizagem que fazem
sugerir novas formas de pensar e aprender nas aulas de Matemática.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados quanto à
participação na atividade proposta na sala de aula a partir do planejamento,
desenvolvimento e avaliação da Webquest elaborada, através da sistematização e
organização de sua criação, implicando na participação contínua do aluno em
todos os espaços de aprendizagem.
REFERÊNCIA:
ABAR, Celina A. A. P.; BARBOSA,
Lisbete Madsen. Webquest um desafio para
o professor: uma solução inteligente para o uso da internet. São Paulo:
Avercamp, 2008.
CLUBE DO PROFESSOR. Webquest. Disponível em:
<http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/>. Acesso em: 10 nov. 2012.
COSTA, I. M. S. A Webquest na aula de Matemática: um
estudo de caso com alunos do 10° ano de
escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação com Especialização em
Tecnologia Educativa. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia.
2008.
SILVA, K. X. S. Webquest: uma metodologia para pesquisa
escolar por meio da Internet. Dissertação de Mestrado em Educação. Brasília:
Universidade Católica de Brasília. 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário