domingo, 25 de novembro de 2012

PLANO DE AULA: Aprendizagem com Projetos/Webquest


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS ARAPIRACA
MATEMÁTICA LICENCIATURA


PLANO DE AULA


TEMA: Aprendizagem com Projetos/Webquest


OBJETIVOS:

Proporcionar uma reflexão como o uso da Webquest pode ser utilizado na aprendizagem de Matemática e, sobretudo, relatar a sua importância na formação do professor;

Refletir sobre as diferentes possibilidades de aplicação de uma Webquest no ensino da Matemática;

Elaborar Webquest sobre um conteúdo de Matemática escolhido por cada aluno da turma;

Incentivar professores de Matemática a interagir com a Webquest e buscar nestas, novas formas de ensinar e aprender.

METODOLOGIA:

·         1º momento: Cada aluno deve produzir uma Webquest que envolva um conteúdo de Matemática já trabalhado em aula, a partir das Tendências em Educação Matemática como Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Tecnologias, História da Matemática, Etnomatemática e Jogos Matemáticos. Além de produzir a Webquest, os alunos terão que apresentar a sua proposta e promover uma discussão sobre a mesma;

·         2º momento: Cada aluno terá a oportunidade de ler, entender e verificar a Webquest dos alunos da turma, e fazer comentários sobre as mesmas, avaliando os parâmetros de criação, desenvolvimento e execução da Webquest proposta.

·       3º momento: Ao final da atividade, cada autor da Webquest fará apresentação da mesma, verificando se os comentários propostos contemplam e permitem que tais espaços possam criar ambientes de ensino e aprendizagem que fazem sugerir novas formas de pensar e aprender nas aulas de Matemática. 

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados quanto à participação na atividade proposta na sala de aula a partir do planejamento, desenvolvimento e avaliação da Webquest elaborada, através da sistematização e organização de sua criação, implicando na participação contínua do aluno em todos os espaços de aprendizagem.

REFERÊNCIA:

ABAR, Celina A. A. P.; BARBOSA, Lisbete Madsen. Webquest um desafio para o professor: uma solução inteligente para o uso da internet. São Paulo: Avercamp, 2008.

CLUBE DO PROFESSOR. Webquest. Disponível em: <http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/>. Acesso em: 10 nov. 2012. 

COSTA, I. M. S. A Webquest na aula de Matemática: um estudo de caso com alunos  do 10° ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação com Especialização em Tecnologia Educativa. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia. 2008.

SILVA, K. X. S. Webquest: uma metodologia para pesquisa escolar por meio da Internet. Dissertação de Mestrado em Educação. Brasília: Universidade Católica de Brasília. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário