domingo, 18 de novembro de 2012

HISTÓRIA DE VIDA: INCLUSÃO DIGITAL



O mundo digital sempre foi para mim algo bastante significativo. Desde criança sempre busquei contato com as tecnologias, brincando de vídeo game (Atare) e jogos educativos que minha família me presenteava nas datas comemorativas como dia da criança ou Natal.
A alfabetização tecnológica se deu pelo convívio com amigos que gostavam da temática e a minha família com aparelhos que usávamos em casa: rádio AM e FM com gravador de cassete, que brincávamos entre irmãos e amigos de fazer gravações nas fitas que tínhamos em casa, sendo muitas vezes ignorados pelos nossos pais.
Em casa também tínhamos uma radiola 3 em 1 que também usufruíamos do avanço tecnológico, toca disco, rádio AM e FM e gravador de fita. Com o passar do tempo, apareceu o Vídeo Cassete, e nesse período já estava na adolescência que entendia um pouco mais sobre a importância desses aparelhos para uso nosso, locávamos fitas e assistíamos filmes em família e com os amigos, não tinha muito contato com cinemas ou outro tipo de exposição de filmes.
Baseado nesse curto histórico tecnológico, busquei um curso de datilografia que foi mais um avanço que pude ter na minha vida estudantil, utilizando uma máquina de escrever, já que em casa tinha uma e como meus irmãos também utilizam, gostaria de aprender a usá-la, e fui em busca, com medos, expectativas, conquistas e lutas.
Na escola que trabalhava, tive contato também, com o quadro, giz e um aparelho interessante de reprodução de provas, o chamado MIMEÓGRAFO. Eu escrevia as atividades e avaliações no stencil, e reproduzia no mimeógrafo, que molhávamos a esponja no álcool e fazendo o movimento na alça do aparelho, íamos intercalando com folhas de papel ofício.
Ao longo dos anos, tivemos o primeiro computador em casa, para todos da família, no ano de 2000, e aí tive a oportunidade de compreender seus recursos e avanços mediante a história que vivemos com aparelhos antigos, utilizando tal recurso (computador) para digitar atividades escolares e profissionais, jogos online, assistir filmes, ouvir músicas, dentre outras funcionalidades que o mesmo nos proporcionava.
Sendo assim, o gosto pelo uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) foi sendo aprimorado e estimulado para entender e visualizar a importância deste recurso para garantir e permitir que indivíduos sejam informados sobre suas escolhas e forneça um apoio confiável quando usam as TIC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário