sábado, 24 de novembro de 2012

MAPA CIRCULAR: Docência Online


Mapa circular a partir das leituras dos textos abaixo contendo desafios, cenários, formas de atuação, estratégias necessárias para ensinagem na educação online, competências que o professor/tutor precisam desenvolver para professorar em contextos online.



Referências:
BERNABÉ, Iolanda. Os professores como aprendizes com as TIC. In: BARBA, Carme; CAPELLA, Sebastiá (orgs).Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 77-83.
MAURI, Teresa; ONRUNBIA, J.O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 118-135.
MONEREO, Carles; POZO, Juan J. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 97-117
PEREZ, Maria E.; VILLALUSTRE, Lourdes..Didactica universitaria en la era 2.0: competências docentes en campus virtuales. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento. RUSC. vol. 9, n.o 1, p. 36-50. Barcelona: UOC. Disponivel em:http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/rusc/article/view/v9n1-moral-villalustre/v9n1-moral-villalustre Acesso em: 10 mai 2012.
SILVA, Marco. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco (org). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 53-75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário